Amêndoa: Sinónimo de Páscoa!

31.03.2021

A amêndoa faz parte de um conjunto de alimentos que inexplicavelmente sempre inspiraram em nós uma tendência para os destruirmos nutricionalmente. Assim, quando se pensa nas formas de consumo de amêndoa no nosso país, somos mais facilmente transportados para as amêndoas de Páscoa cobertas com açúcar e chocolate tal como para tartes de amêndoa.

 

 

As amêndoas são classificadas em duas categorias: doces (variedade comestível) e amargas. As doces têm uma forma oval, uma textura normalmente maleável e um sabor maravilhosamente amanteigado.

 

Estão disponíveis no mercado ainda dentro da casca ou com a casca retirada. As amêndoas descascadas estão disponíveis inteiras, cortadas ou em pedaços, quer na sua forma natural, com a pele, ou peladas.

 

As amêndoas amargas são usadas para fazer óleo de amêndoa que é utilizado como agente de condimento para alimentos. De outra forma não são comestíveis, pois contêm naturalmente substâncias tóxicas como o ácido hidrociânico. Estes componentes são removidos quando se fabrica o óleo de amêndoas.

 

 

Cada amêndoa possui 7kcal. É fonte de vitaminas E, B1 e B12; rica em gorduras monoinsaturadas e contém arginina e ácido fólico.

 

São inúmeros os benefícios que as amêndoas fornecem ao nosso organismo, nomeadamente:

Ricas em proteínas. Um quarto de xícara de amêndoas sem sal proporciona tanta proteína quanto um ovo;

 

– Reduzem os riscos de ataques cardíacos. Nozes e amêndoas são grandes protetoras do nosso coração, porque elas têm gorduras monoinsaturadas, que ajudam a diminuir o mau colesterol;

 

– Ajudam a fortalecer os ossos. Numa porção de amêndoas conseguimos encontrar uma quantidade significante de cálcio. O cálcio é um nutriente essencial para ossos e dentes saudáveis;

 

– São “produtos de beleza”. As amêndoas são ricas em vitamina E, que ajuda a reduzir os danos causados pela exposição solar. E caso queira clarear o cabelo, pode aplicar algumas gotas de óleo de amêndoa no couro cabeludo.

 

 

Usufrua deste fruto gordo e tente não estragar as vantagens que ele nos dá!

Feliz Páscoa!

 

Ângela Moreira

Nutricionista (CP 1500N)