As calorias estão a engordar-me?

30.07.2019

Entre inúmeras dietas existentes qual me fará perder mais peso?

Aquela que o faça comer menos calorias! A equação é simples, para perder peso tem de consumir menos calorias que aquelas que gasta e, quando a balança tende no sentido contrário, aumenta de peso!

Mas eu como tão pouco e mesmo assim não consigo perder peso!

Estudos demonstraram que a maioria da população omite cerca de 30-50% das calorias que consumiu no dia. Não que o façam de forma propositada, mas porque se esquecem dos snacks e ataques ao armário. Referir que comeu uma, duas, três ou seis bolachas é muito diferente e estas calorias extra vão fazer a diferença no seu balanço energético!

E falando de calorias…

As calorias são todas iguais, mas os alimentos não! Duas refeições com o mesmo valor calórico podem ter diferentes efeitos no corpo dependendo da sua distribuição em macronutrientes (proteína, gordura, hidratos de carbono). O organismo gasta calorias para digerir e armazenar o que comemos, denominado por efeito térmico dos alimentos. Cada macronutriente tem efeitos térmicos diferentes:

  • Gordura: 0-3%
  • Hidratos de carbono: 5-10%
  • Proteína: 20-30%

A proteína tem o maior efeito térmico e comer 100 calorias de proteína significa que 30 calorias foram perdidas durante o processo digestivo e o corpo fica apenas com 70 calorias disponíveis.

Então, para perder peso, posso comer qualquer tipo de alimento desde que cumpra as calorias desejadas?

Na realidade sim, mas apenas quando nos cingimos ao aspeto perda de peso!

No entanto, a qualidade da comida é importante e o valor da balança não deve ser o mais importante para si.  Para se manter saudável, o corpo precisa de vitaminas, minerais e fibra que não encontrará, em quantidades apreciáveis, em fast food, produtos embalados e doces. Conclusão: não negligencie a sua saúde com alimentos pobres nutricionalmente, mas, se quer emagrecer, não negligencie também o valor calórico total da sua dieta.

Assim, quando consultar o seu nutricionista com o objetivo de perda de peso não vá já com ideias pré-concebidas de “já sei o que tenho de fazer”, pois há sempre mais por saber…

Isabel Filipa Silva | 3018N