COMO MINIMIZAR OS DANOS NO PESO DURANTE A ÉPOCA NATALÍCIA

29.11.2019

Com o natal à porta e os convívios pré-natalícios, convém não esquecer a saúde e tentar manter a boa forma, uma vez que “perdido por 100, não é sinónimo de perdido por 1000”.

Por isso aqui ficam algumas recomendações a reter:

– Mantenha a sua rotina: a tendência passará por saltar refeições de modo a guardar-se para os típicos jantares, mas esse erro deve ser evitado porque acabará por chegar à mesa com mais fome e como tal ingerir alimentos que possivelmente não comeria.

– Controle a alimentação de forma mais rigorosa: se tem tendência a exagerar nos doces, modere a ingestão de hidratos de carbono (pão, massa, arroz, batata). Tenha em atenção à quantidade de azeite adicionado, de modo a diminuir o valor calórico sem cortar no volume de alimentos.

– Evite calorias desnecessárias: os frutos gordos são uma excelente opção, mas para o resto do ano, uma vez que já existem calorias de outras fontes. Os tradicionais chocolates e bombons podem ser ingeridos noutra altura, até porque são ótimas companhias para cafés pós-almoço, e as sobremesas natalícias típicas não necessitam de uma adição ao seu valor calórico, que por sinal já é bastante alto.

– Aproveite o “poder” da mastigação: mastigue calmamente e saboreia os alimentos – este truque simples vai ajudá-lo a tirar maior proveito da refeição e a diminuir a quantidade ingerida.

– Hidrate-se: beba ao longo do dia, não apenas para o controlo do apetite, mas de modo a que o seu organismo consiga digerir todos os excessos.

Retome a prática desportiva: com agitação da época natalícia e os dias festivos, é habitual uma diminuição na atividade física. Inicie novamente a sua atividade habitual, com reforço à periodicidade.

Todas as recomendações referidas são úteis e devem ser tidas em consideração, mas há sempre que relativizar. Se há uma mesa cheia com família e amigos e jantares de Natal, é sinal de que uma boa parte das necessidades básicas da vida está satisfeita. E isto sim, é o essencial da época natalícia!

Feliz Natal!

Patrícia Ferreira Moreira | Nutricionista 2530NE