DIETA VEGETARIANA: SERÁ MELHOR QUE A DIETA MEDITERRÂNICA?

23.01.2020

Atualmente, a alimentação vegetariana tem vindo a ganhar novos adeptos: uns pela sustentabilidade do planeta, outros pela influência que tiveram pelos meios de informação digitais ou colegas, ou então simplesmente porque sim! A verdade, é que nos dias de hoje, são vários os testemunhos de pessoas que obtiveram grandes resultados através de dietas vegetarianas (tanto em perda de peso como aumento de performance).

Mas será que as dietas vegetarianas são “milagrosas”? Ou a nossa dieta tradicional é que não serve mesmo para atingir grandes objetivos?

 

Comecemos pelo princípio: ambas as dietas têm por base a roda dos alimentos no que toca a porções diárias ingeridas; no entanto, nas dietas vegetarianas, a carne e muitas vezes peixe e produtos lácteos são excluídos, dando lugar a produtos ricos em proteína vegetal como a soja, o tofu, entre outros. Neste caso, é necessário ter em conta o valor biológico das proteínas (taxa de aproveitamento/absorção), que é superior nas proteínas de origem animal do que no vegetal. Desta forma, é essencial consumir maiores quantidades de alimentos ricos em proteína vegetal para que a taxa de absorção seja idêntica à proteína animal.

Em relação aos hidratos de carbono e gorduras não existem grandes diferenças nas duas dietas, sendo que na dieta mediterrânica, parte da gordura ingerida é proveniente da carne e seus semelhantes como o fiambre.

 

Resumindo…

Nenhuma destas dietas é melhor que a outra, existem sim dietas bem planeadas e equilibradas e dietas desequilibradas. Tanto uma dieta como outra têm os seus prós e contras, e não é por isso que são melhores ou piores.

Os resultados obtidos por pessoas/atletas que mudaram de dieta, muito provavelmente não são influenciados pelo tipo de dieta, mas sim pelo planeamento da mesma e empenho de quem a está a seguir.

Por isso, independentemente da dieta, se quer ter resultados, contacte um profissional credenciado que a ajude a adaptar os seus gostos e rotinas a uma dieta bem planeada e equilibrada!

Domingos Soares | Nutricionista 3082N