Pão: Amigo ou inimigo

11.02.2019

O pão é um alimento consumido pelo mundo inteiro. Pode ser utilizado de diversas formas, desde lanches a refeições principais e é também um bom forrnecedor de hidratos de carbono. Um pão de tamanho normal (50gr) possui cerca de 135 kcal e é rico em fibras. O pão pode fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável. É necessário aprender a selecionar o pão e outros aspetos inerentes.

REGRA Nº1 – TAMANHO DO PÃO

 

O pão deve ter cerca de 50 gramas. Nem sempre temos essa perceção e é importante possuirmos esta noção de quantidade. Se for preciso pese os pães que costuma consumir até ganhar uma real noção do que é um pão de 50 gramas.

REGRA Nº2 – PÃO SEM CONSEVANTES

 

O pão mais saudável será aquele que contiver menos produtos com propriedades conservantes. Se tem a possibilidade de comprar pão fresco, faça-o. Ou torre o pão do dia anterior, que também fica delicioso.

REGRA Nº3 – PÃO ESCURO

 

Existem imensos tipos de pão. Opte pelo pão escuro: integral, centeio, cereais, em detrimento do pão feito à base de farinha branca. Quanto mais farinhas integrais tiver, melhor.

REGRA Nº4 – RECHEIO DO PÃO

 

Por vezes, pode ser onde mais falhamos. O recheio do pão pode transformar um alimento saudável, num alimento muito menos interessante do ponto de vista nutricional. Deste modo, esqueça as manteigas e margarinas e opte por queijos magros.

Contudo, o pão pode, nem sempre, ser a melhor opção. Existem pessoas que sentem desconforto e inchaço abdominal após o consumo de pão e deste modo, já pode não ser tão positivo para o nosso corpo consumir o pão e poderá substituir o pão por outros hidratos de carbono complexos igualmente interessantes, como é o exemplo dos flocos de aveia.

Por isso, na hora de escolher siga estas regras. Não há razão para eliminar o pão da sua alimentação. Faça escolhas inteligentes e o seu corpo agradecerá com resultados!

Ângela Ferreira (3171N)