TREMOÇOS: O SEU ALIADO NO VERÃO

02.06.2022

Os tremoços são dos aperitivos mais apreciados pelos portugueses, principalmente no verão quando o ambiente é mais propicio a uma tarde na esplanada com os amigos.

No entanto, esta leguminosa bastante apreciada em Portugal e América latina é uma boa aliada para quem quer fazer snacks saudáveis, com poucas calorias e bastante saciantes.

O tremoço é um alimento com uma boa composição nutricional sendo que por 100g contém 117 kcal das quais 2,4g de gordura (maioritariamente mono e polinsaturada), 16,4g de proteína e 4,8g de fibra. Quanto ao seu conteúdo em vitaminas e minerais destacam-se o folato em quantidades substanciais, o cálcio, o potássio, o ferro, o magnésio e o zinco.

A sua elevada presença de fibras e de fitoquímicos permite que esta leguminosa tenha um papel ativo na regulação do colesterol e glicemia e ainda na regulação e proteção da flora intestinal. Para além disso, o seu reduzido valor energético, a elevada presença de proteína e mais uma vez, de fibras, fazem do tremoço um alimento interessante tanto na saciedade com na redução do apetite.

O único ponto negativo dos tremoços é a elevada quantidade de sal que apresentam, uma vez que são conservados em salmoura. Nestas situações o teor de sal pode chegar até 1g, que é 1/5 da dose diária recomendada para um adulto saudável. De forma a contrariar uma ingestão excessiva de sal, devemos estar atentos aos rótulos na altura da compra dos tremoços e depois em casa devemos demolhá-los antes do seu consumo.

Domingos Soares 3082N